Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro STIGMRJ
Palácio dos Gráficos
Sede Campestre
Departamento Jurídico
Departamento Saúde
Convênios Saúde
Departamento Social
Departamento Aposentados
Departamento Esportes
Cursos e Serviços

Homologações Aposentadoria Empregos Legislação Associe-se Links Contatos
Acidente de trabalho: procedimentos

1o Passo – após o acidente, procure o serviço medico do local, caso não tenha, vá para a rede publica hospitalar emergencial ou outros serviços médicos adequados. Pegue o atestado medico com CID (Código Internacional de Doenças) e o laudo médico.

2o Passo – comunique o ocorrido à chefia, ao Departamento de Recursos Humanos/Pessoal, ao Departamento de Segurança e Trabalho, aos companheiros de trabalho, aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para fazer a investigação e avaliação e tomar as devidas providencias em relação ao acidente no prazo de 24 horas. Caso não tenha condições de locomoção, telefone e peça à família para avisar e tomar as devidas providências.

3o Passo – Afastamento com atestados médicos:

– até 15 (quinze dias) – o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser registrado na Previdência Social, para prevenir eventual agravo da doença.

Afastamento com mais de 15 (quinze dias) – o CAT deverá ser registrado na previdência social, solicitar à empresa o preenchimento da declaração do ultimo dia trabalhado.

Importante: O trabalhador, após a alta da Previdência Social terá estabilidade no emprego pelo período de um ano.

Denuncie se o ambiente de trabalho não oferecer segurança e boas condições de higiene aos trabalhadores.

OBS.: SE A EMPRESA SE NEGAR A PREENCHER O CAT?

- O Sindicato pode preencher
- O Medico pode preencher
- O próprio acidentado ou seus dependentes podem preencher

- A autoridade pública pode preencher (São consideradas autoridades públicas para esta finalidade os magistrados em geral, os membros do Ministério Público e dos Serviços Jurídicos da União e dos Estados, os comandantes de unidades militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).

Para o preenchimento da CAT através do Sindicato, o acidentado ou seu(s) dependente(s) precisa(m) levar os seguintes documentos:

Carteira profissional
Identidade
Cartão do PIS/PASEP ou cartão do trabalhador
Comprovante de residência
Atestado(s) Médico com 15 dias ou mais de afastamento, constando o CID (Código Internacional de Doenças)
Telefone de contato

Acidentes de Trabalho: Benefícios da Previdência Social

Nossa História

Registros oficiais apontam a data de 17 de outubro de 1915 como a data de fundação
(continua)
Gutenberg