Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro - STIGMRJ
Home
Notícias
Diretoria
Palácio dos Gráficos
Sede Campestre
Departamento Jurídico
Departamento Saúde
Convênios Saúde
Departamento Social
Departamento Aposentados
Departamento Esportes
Cursos e Serviços

Fale Conosco
Homologações Aposentadoria Empregos Legislação Associe-se Links Contatos
Notícias do interesse do trabalhador Gráfico

Correio Gráfico


Dia 7 de Fevereiro – Dia Nacional do Trabalhador Gráfico

 

Neste dia 7 de Fevereiro, a categoria gráfica revive mais uma vez as memoráveis jornadas, lutas e conquistas dos trabalhadores gráficos. Eles, além de reivindicarem melhores condições de trabalho, combateram o trabalho infantil, lutaram pela jornada de trabalho de oito horas, descanso semanal remunerado nos domingos e feriados, férias anuais, entre outras coisas. Na época, a principal bandeira de luta era o direito de se organizarem em Associações e Sindicatos.

O dia 7 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do País, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta, linotipista e militante anarquista.


CONTROLES GRÁFICOS DARU PRESSIONA MANOEL LEANDRO, DIRETOR SOCIAL DO SINDICATO DOS GRÁFICOS, A SE DEMITIR

Nosso companheiro Manoel Leandro Carvalho, Diretor Social do Sindicato, denunciou ao Sindicato que a empresa onde trabalha o está pressionando para que peça demissão do quadro da indústria onde trabalha há mais de 24 anos. Jurandir Calixta Gomes, Presidente do Sindicato, e nosso advogado, Dr. Moadely Roberto dos Santos Moreira, saíram em defesa do trabalhador e se reuniram com o representante da empresa, Sr. Paulo Pinheiro, quando reafirmaram a estabilidade do dirigente sindical e, por interesse deste, tentaram negociar com a empresa os direitos trabalhistas devidos ao Manoel Leandro caso ele venha a ser demitido.

A empresa fatura milhões, mas nega direitos básicos de seus trabalhadores. Recentemente, o Sindicato recebeu denúncias de que os funcionários estavam entrando em gozo de férias sem receber o adicional correspondente. A Daru concede férias no meio do mês para não pagar o salário do mês e o adicional de férias só é pago no retorno do trabalhador.

O Sindicato está enviando ofício à Superintendência Regional do Trabalho para que possa discutir em mesa de mediação as férias dos colaboradores.


O SINDICATO DOS GRÁFICOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO APENAS INFORMOU O SEU 98º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, SEM FESTEJAR

No dia 17 de outubro, o quase centenário Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro não pode comemorar a data dos seus 98o aniversário junto aos associados. Mergulhado em dívidas junto ao INSS, FGTS, Impostos e outros. A crise, que vem se arrastando há anos, foi agravada pela violenta transformação tecnológica que vem sofrendo o setor gráfico, que ceifou milhares de empregos da categoria e, consequentemente, do nosso quadro de associados, além de possibilitar a proliferação das chamadas “Gráficas Rápidas”, altamente informatizadas, com baixíssimo número de funcionários, além de funcionarem em sua grande maioria na semiclandestinidade. A categoria está em pleno processo de dizimação, com o Sindicato registrando a média de 130 homologações por mês.

Nossa História

Registros oficiais apontam a data de 17 de outubro de 1915 como a data de fundação
(continua)
Gutenberg

Tudo começou com ele
Gráfico ilustre

Machado de Assis

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro
Rua Licínio Cardoso 461, São Francisco Xavier - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 20960-015
Telefone: (21) 2501-0322  e (21) 2480-6350 / Fax: (21) 2201-0912