Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro - STIGMRJ
Palácio dos Gráficos
Sede Campestre
Departamento Jurídico
Departamento Saúde
Convênios Saúde
Departamento Social
Departamento Aposentados
Departamento Esportes
Cursos e Serviços

Homologações Aposentadoria Empregos Legislação Associe-se Links Contatos
Notícias do interesse do trabalhador Gráfico

Correio Gráfico

Dia 7 de Fevereiro – Dia Nacional do Trabalhador Gráfico

Neste dia 7 de Fevereiro, a categoria gráfica revive mais uma vez as memoráveis jornadas, lutas e conquistas dos trabalhadores gráficos. Eles, além de reivindicarem melhores condições de trabalho, combateram o trabalho infantil, lutaram pela jornada de trabalho de oito horas, descanso semanal remunerado nos domingos e feriados, férias anuais, entre outras coisas. Na época, a principal bandeira de luta era o direito de se organizarem em Associações e Sindicatos.

O dia 7 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do País, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta, linotipista e militante anarquista.

CONTROLES GRÁFICOS DARU PRESSIONA MANOEL LEANDRO, DIRETOR SOCIAL DO SINDICATO DOS GRÁFICOS, A SE DEMITIR

Nosso companheiro Manoel Leandro Carvalho, Diretor Social do Sindicato, denunciou ao Sindicato que a empresa onde trabalha o está pressionando para que peça demissão do quadro da indústria onde trabalha há mais de 24 anos. Jurandir Calixta Gomes, Presidente do Sindicato, e nosso advogado, Dr. Moadely Roberto dos Santos Moreira, saíram em defesa do trabalhador e se reuniram com o representante da empresa, Sr. Paulo Pinheiro, quando reafirmaram a estabilidade do dirigente sindical e, por interesse deste, tentaram negociar com a empresa os direitos trabalhistas devidos ao Manoel Leandro caso ele venha a ser demitido.

A empresa fatura milhões, mas nega direitos básicos de seus trabalhadores. Recentemente, o Sindicato recebeu denúncias de que os funcionários estavam entrando em gozo de férias sem receber o adicional correspondente. A Daru concede férias no meio do mês para não pagar o salário do mês e o adicional de férias só é pago no retorno do trabalhador.

O Sindicato está enviando ofício à Superintendência Regional do Trabalho para que possa discutir em mesa de mediação as férias dos colaboradores.

O SINDICATO DOS GRÁFICOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO APENAS INFORMOU O SEU 98º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, SEM FESTEJAR

No dia 17 de outubro, o quase centenário Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro não pode comemorar a data dos seus 98o aniversário junto aos associados. Mergulhado em dívidas junto ao INSS, FGTS, Impostos e outros. A crise, que vem se arrastando há anos, foi agravada pela violenta transformação tecnológica que vem sofrendo o setor gráfico, que ceifou milhares de empregos da categoria e, consequentemente, do nosso quadro de associados, além de possibilitar a proliferação das chamadas “Gráficas Rápidas”, altamente informatizadas, com baixíssimo número de funcionários, além de funcionarem em sua grande maioria na semiclandestinidade. A categoria está em pleno processo de dizimação, com o Sindicato registrando a média de 130 homologações por mês.

Nossa História

Registros oficiais apontam a data de 17 de outubro de 1915 como a data de fundação
(continua)
Gutenberg