Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro - STIGMRJ
Palácio dos Gráficos
Sede Campestre
Departamento Jurídico
Departamento Saúde
Convênios Saúde
Departamento Social
Departamento Aposentados
Departamento Esportes
Cursos e Serviços

Homologações Aposentadoria Empregos Legislação Associe-se Links Contatos
Notícias do interesse do trabalhador Gráfico

Correio Gráfico

CONVENÇÕES COLETIVAS DOS GRÁFICOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO MARCAM AS LUTAS DO FINAL DE 2013 E INÍCIO DO ANO DE 2014

A luta dos trabalhadores gráficos do Rio de Janeiro dos setores de Jornais e Revistas e de Casas de Obras, promete ser intensa neste final de ano. Jornais e Revistas, que tinha a data base marcada para o dia 1o de novembro, teve a discussão com o patronato adiada devido à falta do INPC, índice de inflação do período, que não havia sido divulgado até aquele momento. Este índice serve de base para o início das discussões das cláusulas econômicas da convenção.

A categoria que trabalha em jornais e revistas havia decidido, em Assembleia realizada no dia 6 de novembro, que o reajuste dos salários seria a correção da inflação, mais 5% de ganho real, e os pisos sofreriam reajustes de 10%, também além da inflação do período. A próxima reunião esta marcada para o dia 4 de dezembro na sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Município do Rio de Janeiro, no Centro.

Os trabalhadores de casas de obras têm a data base marcada para o dia 1o de fevereiro, mas o Sindicato já deu início à mobilização da categoria convocando para a Assembleia no dia 29 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h30. A Diretoria do Sindicato vai propor aos gráficos de casas de obras as mesmas reivindicações do pessoal de jornais e revistas: reposição da inflação, mais 5% e 10% de reajuste nos pisos.

CONTROLES GRÁFICOS DARU PRESSIONA MANOEL LEANDRO, DIRETOR SOCIAL DO SINDICATO DOS GRÁFICOS, A SE DEMITIR

Nosso companheiro Manoel Leandro Carvalho, Diretor Social do Sindicato, denunciou ao Sindicato que a empresa onde trabalha o está pressionando para que peça demissão do quadro da indústria onde trabalha há mais de 24 anos. Jurandir Calixta Gomes, Presidente do Sindicato, e nosso advogado, Dr. Moadely Roberto dos Santos Moreira, saíram em defesa do trabalhador e se reuniram com o representante da empresa, Sr. Paulo Pinheiro, quando reafirmaram a estabilidade do dirigente sindical e, por interesse deste, tentaram negociar com a empresa os direitos trabalhistas devidos ao Manoel Leandro caso ele venha a ser demitido.

A empresa fatura milhões, mas nega direitos básicos de seus trabalhadores. Recentemente, o Sindicato recebeu denúncias de que os funcionários estavam entrando em gozo de férias sem receber o adicional correspondente. A Daru concede férias no meio do mês para não pagar o salário do mês e o adicional de férias só é pago no retorno do trabalhador.

O Sindicato está enviando ofício à Superintendência Regional do Trabalho para que possa discutir em mesa de mediação as férias dos colaboradores.

O SINDICATO DOS GRÁFICOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO APENAS INFORMOU O SEU 98º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, SEM FESTEJAR

No dia 17 de outubro, o quase centenário Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro não pode comemorar a data dos seus 98o aniversário junto aos associados. Mergulhado em dívidas junto ao INSS, FGTS, Impostos e outros. A crise, que vem se arrastando há anos, foi agravada pela violenta transformação tecnológica que vem sofrendo o setor gráfico, que ceifou milhares de empregos da categoria e, consequentemente, do nosso quadro de associados, além de possibilitar a proliferação das chamadas “Gráficas Rápidas”, altamente informatizadas, com baixíssimo número de funcionários, além de funcionarem em sua grande maioria na semiclandestinidade. A categoria está em pleno processo de dizimação, com o Sindicato registrando a média de 130 homologações por mês.

Nossa História

Registros oficiais apontam a data de 17 de outubro de 1915 como a data de fundação
(continua)
Gutenberg